sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Iniciando atividades - O melhor do javascript

Bom, estou criando este blog para compartilhar as experiências e novidades descobertas no mundo da programação e tecnologia, tudo que eu julgar interessante estarei postando aqui e vocês poderão acompanhar.
Pra começar:
Estou terminando de ler o livro O melhor do javascript - Douglas Crockford/2008, o livro é muito bom e aprendi muito sobre a linguagem e suas partes boas e ruins até agora.
Vou dividir algumas coisas aqui que achei legal e que é aplicável no meu ambiente de trabalho.
Herança prototipica - Pra quem não sabe o que é vale a pena dar uma pesquisada porque pelo que li essa é uma das melhores coisas na liguagem javascript.
Um exemplo prático todo programador que trabalha com web e nem sempre utilizar os frameworks javascript sabe que o javascript não tem uma função trim(), função para retirada de espaços tanto no inicio quanto final de um texto, como nas outras linguagens como java, php, etc.
Pois então isso é facilmente contornado com o uso da herança prototipica você pode criar uma que lhe sirva igual a das demais linguagens sem muito trabalho.Ficaria assim:
String.prototype.trim = function(){//herdando de strings
return this.replace(/^\s*/, "").replace(/\s*$/, "");//código para retirar os espaços em branco usando expressões regulares
}

Pois então está resolvido esse problema da falta da função trim() no javascript, o mais legal é que eu já havia lido o livro do Aurélio, o qual recomendo pra todo mundo interessado no assunto, o que facilitou bastante o meu entendimento sobre esse e outras funções do livro.
Uma coisa muito legal também e que não sabia é que o javascript herdou a estruturação da linguagem c mas não os tipos de blocos o que torna incorreto você declarar uma varivel fora do começo de uma função e o que é pior, seu programa pode dar pau...
Então inicialize todas as suas variavéis no inicio das funções use o firebug para debugar, o closure compiler do google para otimizar seu código, o jslint para achar vários erros e o jsbeautifier pra deixar seu código javascript mais legivel.
Vou passar por essas ferramentas no próximo post com mais tempo.
Abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário